sexta-feira, 29 de maio de 2009

Novo blog!

Acesse www.sherviajando.blogspot.com e leia sobre feminismo, cultura, bobaginhas e viagens diversas.

O Amélia... está aposentado!

sexta-feira, 6 de março de 2009

Mulheres reunidas no 8 de março para ato público na Praia do Futuro

Para marcar o 8 de março, Dia Internacional de Luta das Mulheres, será realizada uma grande passeata na Praia do Futuro. A concentração será às 08h30min, na praça 31 de Março, seguindo até a altura da Crocobeach e retornando ao ponto inicial. O ato é resultado da união entre diversos movimentos de mulheres do Ceará, como o Fórum Cearense de Mulheres, a Marcha Mundial de Mulheres, Núcleo de Mulheres Rosa Luxemburgo- PSOL e vários outros.

Durante a passeata, o movimento feminista levanta suas bandeiras para chamar a atenção de Fortaleza e de toda a sociedade para o fato de que as mulheres não aceitam a violência doméstica e sexual, o racismo, a lesbofobia, a exploração sexual, o tráfico de mulheres e muitas outras mazelas trazidas por este sistema patriarcal e capitalista.

A crise econômica que afeta o mercado no contexto mundial, resulta em demissões que afetam primeiramente as mulheres, por serem detentoras de direitos trabalhistas (licença maternidade, por exemplo) que representam prejuízo para as grandes empresas. Um dos principais objetivos do ato é mostrar que as mulheres se recusam a pagar por esta crise. Os protestos também são dirigidos à ocupação do espaço público das praias por empresas privadas e outras injustiças socioambientais.

Em 2009, o 8 de março será marcado por uma grande diversidade de temas e movimentos agregados para a construção dessa data. As mulheres estão reunidas para este momento em grandes debates políticos, diferentemente da forma que mercado trata esse histórico dia de luta. O Dia de Luta Internacional das Mulheres não nasceu para vender cosméticos nem eletrodomésticos, e sim para reinvidicar direitos e autonomia.

terça-feira, 13 de janeiro de 2009

Semana Rosa Luxemburgo

Divulgando a programação que recebi por e-mail... Assisti esse filme que vão passar no Cine Clube e é muito bom. Só aconselho que assista só se tiver lido algo sobre Rosa Luxemburgo, senão o filme fica chato e sem sentido.

Extraordinário tempo que propõe problemas enormes e espolia o pensamento, que suscita a crítica, a ironia e a profundidade, que estimula as paixões e, antes de tudo, um tempo frutífero, prenhado.
(Rosa Luxemburgo, 1906)


O PSOL-CE, reivindicando uma tradição da esquerda socialista, que desde 1919 realiza manifestações, atos e debates em memória do assassinato de Rosa Luxemburgo, convida a todos e todas para participar da Semana Rosa Luxemburgo, que ocorrerá de 13 a 15 de janeiro de 2009.

A Atualidade do pensamento de Rosa Luxemburgo
Rosa Luxemburgo viveu e morreu num tempo de transição, como o nosso, no qual um mundo velho se afundava e outro surgia dos escombros da guerra. Seus companheiros tentaram construir o socialismo, seus assassinos e inimigos ajudaram Adolf Hitler a subir ao poder.
A revolucionária alemã representa hoje uma referência fundamental aos enfrentamentos da esquerda socialista. Antes que se dissesse outro mundo é possível, ela o havia dito socialismo ou barbárie.

PROGRAMAÇÃO:

13/01/2009 – terça-feira
18h Abertura Mostra Iconográfica "O significado da Rosa"
19h Debate: O legado de Rosa Luxemburgo.

14/01/2009 – quarta-feira
19h Vídeo-Debate Filme: Rosa Luxemburgo: Alemanha, 1985. De Margarethe Von Trota, 120min.

15/01/2009 - quinta-feira
19h Café Socialista e Lançamento de publicação sobre Rosa Luxemburgo. Música ao Vivo com Roberto Araújo

90 anos atrás...
Na noite de 15 de janeiro de 1919, em Berlim, foi detida Rosa Luxemburgo: uma mulher de cabelos grisalhos, enrugada e exausta, aparentando mais que os 48 anos que tinha. Levaram-na para um carro cheio de soldados. Empurraram-na e golpearam-na. Ela caiu no chão.
O soldado lhe desferiu um segundo golpe na têmpora. Entre empurrões e insultos, as suas idéias socialistas, feministas, antimilitaristas afrontavam tropas de diversos uniformes, e não seriam caladas pela sua morte. Fazia pouco que o carro havia arrancado quando lhe dispararam um tiro a queima roupa. Seu corpo foi lançado num canal de Berlim. Mas a Rosa vermelha não desapareceu. Se encontrou na resistência dos trabalhadores, contra as tiranias e as opressões.


Serviço: Semana Rosa Luxemburgo
De 13 a 15 de Janeiro de 2009.
Local: Sede do PSOL-CE (Av. do Imperador, 1397. Centro)
Informações: 32545150
psol-ce@gmail. com