terça-feira, 13 de janeiro de 2009

Semana Rosa Luxemburgo

Divulgando a programação que recebi por e-mail... Assisti esse filme que vão passar no Cine Clube e é muito bom. Só aconselho que assista só se tiver lido algo sobre Rosa Luxemburgo, senão o filme fica chato e sem sentido.

Extraordinário tempo que propõe problemas enormes e espolia o pensamento, que suscita a crítica, a ironia e a profundidade, que estimula as paixões e, antes de tudo, um tempo frutífero, prenhado.
(Rosa Luxemburgo, 1906)


O PSOL-CE, reivindicando uma tradição da esquerda socialista, que desde 1919 realiza manifestações, atos e debates em memória do assassinato de Rosa Luxemburgo, convida a todos e todas para participar da Semana Rosa Luxemburgo, que ocorrerá de 13 a 15 de janeiro de 2009.

A Atualidade do pensamento de Rosa Luxemburgo
Rosa Luxemburgo viveu e morreu num tempo de transição, como o nosso, no qual um mundo velho se afundava e outro surgia dos escombros da guerra. Seus companheiros tentaram construir o socialismo, seus assassinos e inimigos ajudaram Adolf Hitler a subir ao poder.
A revolucionária alemã representa hoje uma referência fundamental aos enfrentamentos da esquerda socialista. Antes que se dissesse outro mundo é possível, ela o havia dito socialismo ou barbárie.

PROGRAMAÇÃO:

13/01/2009 – terça-feira
18h Abertura Mostra Iconográfica "O significado da Rosa"
19h Debate: O legado de Rosa Luxemburgo.

14/01/2009 – quarta-feira
19h Vídeo-Debate Filme: Rosa Luxemburgo: Alemanha, 1985. De Margarethe Von Trota, 120min.

15/01/2009 - quinta-feira
19h Café Socialista e Lançamento de publicação sobre Rosa Luxemburgo. Música ao Vivo com Roberto Araújo

90 anos atrás...
Na noite de 15 de janeiro de 1919, em Berlim, foi detida Rosa Luxemburgo: uma mulher de cabelos grisalhos, enrugada e exausta, aparentando mais que os 48 anos que tinha. Levaram-na para um carro cheio de soldados. Empurraram-na e golpearam-na. Ela caiu no chão.
O soldado lhe desferiu um segundo golpe na têmpora. Entre empurrões e insultos, as suas idéias socialistas, feministas, antimilitaristas afrontavam tropas de diversos uniformes, e não seriam caladas pela sua morte. Fazia pouco que o carro havia arrancado quando lhe dispararam um tiro a queima roupa. Seu corpo foi lançado num canal de Berlim. Mas a Rosa vermelha não desapareceu. Se encontrou na resistência dos trabalhadores, contra as tiranias e as opressões.


Serviço: Semana Rosa Luxemburgo
De 13 a 15 de Janeiro de 2009.
Local: Sede do PSOL-CE (Av. do Imperador, 1397. Centro)
Informações: 32545150
psol-ce@gmail. com

Nenhum comentário: