quarta-feira, 10 de setembro de 2008

Só ser de graça não basta

Eventos culturais podem elitizar seu público devido a dificuldade de transporte à noite



Mateus Brandão, 17, estudante, ficou até o final da abertura do II For Rainbow, no Cine São Luis. A programação terminou por volta das 22:30h. “Moro na Caucaia, preciso pegar o ônibus na Duque de Caxias, acima da Imperador.” Mateus ironiza: “Fora o medo de andar pelo Centro completamente deserto, nenhum problema.”

No penúltimo dia do Festival, o início da programação estava planejado para as 19:30h, mas devido a uma coletiva de imprensa dada por Ney Matogrosso, a produção adiou o início em uma hora.

O assessor de imprensa do FR, Paulo Junior, 25, afirma que a programação foi pensada levando em conta as pessoas que dependem do transporte público para se deslocar. “Apesar do horário, a programação dura apenas duas horas. Infelizmente acontecem imprevistos e as coisas podem não acontecer como gostaríamos”.

Apesar da dificuldade, Paulo acredita que o horário do Festival não exclui pessoas que não tenham carro. “O Festival não é somente a mostra que acontece à noite, também há programação à tarde e pela manhã, em outros locais. Além disso, o Centro tem seu próprio movimento. O fato de ser no Centro favorece que as pessoas que trabalharam durante o dia aqui no bairro permaneçam direto”.

O Centro da cidade tem importantes espaços culturais. Locais como o Museu do Ceará, o cine São Luis, o Teatro José de Alencar e mesmo a Praça do Ferreira, freqüentemente são cenários de manifestações culturais gratuitas ou a baixo custo. Mas apenas isso não é suficiente para tornar acessível a cultura à população.

Muitas vezes a programação dos centros culturais e teatros começa tarde, pelo menos às 20:00h. Para quem consegue ficar, o grande desafio é voltar para casa. Quem sai do Teatro José de Alencar, por exemplo, às 22:00h encontra a praça em frente quase deserta. Mas pior ainda é ter que andar vários quarteirões para pegar um ônibus. Isso quando ainda há ônibus disponíveis.

Nenhum comentário: