quarta-feira, 15 de outubro de 2008

Colunista da Trip pede desculpas por estuprar empregada

Após a publicação de "Carta aberta para Luisa", o site da revista recebeu centenas de comentários furiosos de mulheres que se sentiram violentadas moralmente pelo texto. E com razão.



Em tom "bem-humorado", o colunista Henrique Goldman, 46, radicado em Londres, publicou na revista Trip um texto em que conta como, aos 14 anos, transou com sua empregada contra a vontade dela. O texto foi publicado na na edição 170, de 29 de setembro.

A palavra estupro não é utilizada em nenhum momento, mas trechos como "Você não queria, mas por força da nossa insistência acabou cedendo. Sinto ódio do Brasil quando penso que você provavelmente tivesse medo de perder o emprego" mostram que tratou-se de violência sexual. Porque estupro não é apenas quando a vítima é amordaçada e espancada.

Henrique Godman teria "insistido" para que a empregada inocente, pobre, tímida e de seios fartos transasse com ele e um amigo de 16 anos. Aliás, esse teria sido convidado por ser mais forte e "corajoso" e foi quem primeiro "deu o bote".

Ao final da carta, o colunista pede desculpas pelo crime cometido há 32 anos atrás, banalizando o ocorrido "Espero que você esteja bem. Espero que para você a memória daquela tarde não seja tão ruim e que você hoje possa rir do que aconteceu". Até consigo imaginar a pobre Luisa rindo...

Após o recebimento de centenas de comentários indignados, a revista publicou junto ao texto uma nota alegando que trata-se de um texto ficcional e que a publicação "considera inaceitável qualquer forma de assédio ou violência sexual".

O próprio Henrique também coloca uma nota em que afirma que nunca estuprou ninguém e que seu único crime foi ter escrito um texto sem deixar claro que era ficcional.

Uma petição on-line exige retratação pública da revista Trip e do colunista Henrique Goldman. O documento está sendo organizado por diversos movimentos sociais (principalmente feministas) e será entregue à revista na sexta-feira, 15 de outubro.

A revista Trip é uma publicação voltada para o público masculino e hetero, e costuma publicar mensalmente fotos de mulheres nuas ou semi-nuas (inclusive funcionárias da própria revista).

Nenhum comentário: