terça-feira, 4 de novembro de 2008

Mulheres cearenses morrem por "amor"




A matéria de capa do Diário do Nordeste de ontem aborda as estatísticas relacionadas à morte violenta de mulheres no Ceará, que em 2008 já somam 77. Sem surpresa nenhuma, a maioria dos crimes é passional, totalizando 48 somente este ano.

Apesar de não citar o já saturado caso da Eloá, a demanda já pedia uma matéria assim há bastante tempo. Como já comentei aqui, quase todos os dias sai uma notícia sobre um assassinato por crime passional. Só que acho que a matéria poderia ter aprofundado um pouco mais, o repórter poderia ter conversado com especialistas, sociólogos, mulheres feministas, etc. Ao invés disso, trata-se basicamente de uma retrospectiva dos assassinatos mais recentes. O assunto poderia ter sido melhor trabalhado. Mas pelo menos é primeira página, né?
Um detalhe interessante é que em boa parte dos casos citados na matéria, o assassino tentou suicídio após efetuar o crime.

E só para pontuar, a estatística subiu. De acordo com o site do Diário do Nordeste, ontem à noite o PM Luciano Monteiro da Silva, 46 matou a esposa Maria Erineuza Oliveira de Araújo, 31 com nove tiros. Em seguida ele tentou suicídio e está internado sob escolta.


Nenhum comentário: