quinta-feira, 6 de novembro de 2008

Projeto de Lei combate ditadura da magreza


Foi aprovado um projeto de lei no Senado que prevê o veto a modelos excessivamente magras em desfiles ou produtos publicitários. Imagens de mulheres com Índice de Massa Corpórea inferior a 18 não poderão ser exibidas e os infratores poderão pagar multas de 1 mil até 5 milhões de reais. Responderão pelo delito “os promotores de eventos e seus patrocinadores, as agências e recrutadores, bem como os órgãos de comunicação que veicularem as imagens.”

O projeto de lei foi aprovado pela Comissão de Ciência, Tecnologia, Inovação, Comunicação e Informática (CCT) do Senado, nesta quarta-feira, 5 de novembro. Agora vai passar pela Comissão de Assuntos Sociais (CAS), onde será sancionada, promulgada ou arquivada. Após a tomada da decisão, só será votado em plenária no Senado se pelo menos nove senadores apresentarem uma carta ao presidente da Casa (tentei traduzir do site do Senado, espero ter conseguido).

O terror da anorexia

A anorexia é uma doença que se caracteriza por levar a(o) paciente a rejeitar qualquer tipo de alimentação numa busca desenfreada pela magreza. Nesse processo, a pessoa tem uma visão deturpada do próprio corpo, sempre considerando-se gorda apesar de um possível estado de desnutrição. Daí acaba recorrendo a dietas e formas de perder o apetite.

Em 2006, a modelo Ana Carolina Reston (acima) morreu aos 21 anos, devido a complicações causadas pela anorexia. Medindo 1,70m a modelo chegou a pesar 42kg. Meses após sua morte, o senador Gerson Camata deu entrada no projeto de lei.

A imagem de modelos excessivamente magras, as constantes veiculações da idéia de que “ser magra é o que há” junto à grande indústria de produtos dietéticos, promovem um terrorismo simbólico que atinge principalmente as mulheres. E isso cada vez mais cedo, pois os ícones teens e também os produtos culturais voltado a adolescentes pregam demais essa indústria da magreza.


Apesar de o IMC não ser uma forma exata de saber se uma pessoa é saudável ou não, essa lei é um grande passo para um tratamento menos leviano da imagem feminina através da mídia. Um tratamento que até aqui tem causado baixa auto-estima em mulheres saudáveis ou acima do peso, além de submeter as pessoas à busca de padrões doentios de beleza.

Nenhum comentário: