domingo, 7 de setembro de 2008

Violência contra a mulher é capa do Jornal O Povo

A maior dificuldade de denunciar está
ligada a laços afetivos com o agressor(a)


A matéria de capa do jornal O Povo de hoje fala da quantidade de processos resultantes de denúncias de violência contra a mulher atualmente: um a cada duas horas. De acordo com a matéria, essa quantidade é reflexo direto da Lei Maria da Penha. As denúncias teriam aumentado pois as mulheres agora estão tendo mais acesso a informações.


Com essa lei, as mulheres podem denunciar casos de violência não apenas de marido contra a mulher, mas também de companheiras, parentes (inclusive filhos) ou pessoas agregadas na casa. Além disso, a vítima não deve prestar depoimento com a presença do acusado (um absurdo, mas acontece) e é protegida inclusive do contato com ele no decorrer do processo. E muito importante: violência cometida por mulheres contra mulheres também conta.


Além do medo, também podem existir laços afetivos entre agressor e vítima por isso tantas desistem de ir até o fim dos processos. Apesar disso, acredito que o aumento das denúncias é um avanço. As mulheres precisam perceber que aguentar violência não é prova de amor, e sim falta de auto-estima.

* Leia a matéria do jornal O Povo
* Conheça a Lei Maria da Penha



Um comentário:

Lídia Rodrigues disse...

Gostei muito do blog lindinha... podemos compartilha algumas coisas agora... Beijos